BMS (Building Management System) – Entenda como é importante

O BMS (Building Management System), também conhecido como Sistema de Gestão Predial, é uma ferramenta formidável na qual pode-se controlar uma infinidade de serviços de um edifício, tais como os sistemas de controle de acessos, ar-condicionado, iluminação, elevadores, alarmes, câmeras de segurança, barreiras perimetrais e tudo mais que esteja sob um controle informatizado.

O BMS permite o gerenciamento centralizado de equipamentos de infraestrutura e garante que as operações sejam executadas com segurança e eficiência. Como um sistema nervoso central, o BMS permite as operações vitais de um edifício, facilitando o controle de um sistema complexo, otimizando as condições internas, reduzindo o uso de energia e melhorando os níveis de conforto e segurança para todos.

O BMS é constituído por servidor, software, banco de dados, redes de transmissão e sensores que captam informações da edificação em tempo integral. Todo esse aparato tecnológico trabalha de forma integrada e disponibiliza ao gestor as informações em tempo real.

O BMS tem a possibilidade de funcionar isolado ou integrado a outros programas, podendo chegar a um nível amplo de gerenciamento das mais variadas operações existentes ou disponíveis no local, trazendo um elevado grau de controle ao administrador, o que lhe dará grande segurança e eficiência nas ações decorrentes de sua avaliação.

A aplicação de um sistema BMS nas edificações, além de viabilizar toda essa facilidade tecnológica e de controle, também proporciona muitos benefícios e vantagens para o condomínio ou empresa, tais como:

Economia financeira

O BMS resulta na diminuição significativa no custo da utilização da energia elétrica e da água em um empreendimento.

Mínimo impacto ambiental

Otimizar recursos implica diminuir desperdícios, reduzir a emissão de gases nocivos. O seu uso eficiente reduz o impacto à natureza.

Eficiência energética

O sistema BMS permite: analisar e monitorar o consumo de eletricidade; controlar a iluminação, ligando e desligando luzes automaticamente, de acordo com a presença de pessoas no ambiente monitorado; ligar e desligar o ar-condicionado automaticamente; ajustar a temperatura do ar-condicionado à real necessidade do ambiente; criar medidas de economia para áreas desocupadas do edifício, etc.

A SIS do Brasil está à disposição para implementar essa formidável ferramenta em sua empresa ou condomínio.