Infelizmente assaltos a mão armada é um acontecimento comum nas grandes metrópoles brasileiras. Praticamente todos nós já tivemos um parente ou amigo que foi assaltado ou esteve sob a mira de um revolver.

Aí surge uma pergunta: Por que algumas vítimas morrem nas mãos de um ladrão e a grande maioria sai ilesa, perdendo apenas seus pertences?

O alerta é sempre para se ter muito cuidado e não reagir. Isso não quer dizer que devemos nos conformar com a criminalidade, mas temos que entender que, numa reação, mesmo que às vezes por instinto, aumenta a possibilidade do desfecho ser muito mais grave.

Seguem algumas dicas que certamente vão amenizar o perigo em caso de assalto:

– A indicação, de maneira geral, é não reagir;

– Se um criminoso armado te abordar no seu carro, não tente correr ou arrancar o veículo. Você pode ser baleado;

– Iniciado o roubo, permaneça imóvel. Sempre mostre as mãos e siga as determinações do bandido;

– Evite conversar ou tentar negociar seus pertences com o ladrão;

– Evite movimentos bruscos pois isso pode ser entendido pelo assaltante como uma reação.

– Avise antes de realizar seus movimentos, tais como: retirar algo do bolso, desligar o carro, puxar o freio de mão, etc.;

– Se for possível, tente observar de maneira discreta as características do assaltante para repassar aos policiais posteriormente;

– Acione a polícia imediatamente após o assalto;

É sempre bom lembrar que a instalação de câmeras e alarmes ajudam a evitar diversos tipos de crimes, além de auxiliar bastante o trabalho da polícia na identificação dos bandidos.
Você pode contar com a SIS do Brasil para a instalação e monitoramento de equipamentos de segurança .